PEIXES D' ÁGUA SALGADA

AGULHÃO-VELA (Istiophorus platypterus)
Descrição: Atinge 3,0 metros de comprimento e 60kg de peso, sendo encontrado em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Tralha: Equipamentos oceânicos ou pesados para o baitcosting, podendo ser usado equipamento de fly (número 8 a 10), linhas podem variar entre 10 a 30Ib, iscas naturais (peixes e lulas), iscas artificiais (plugs e lulas).

ANCHOVA, ENCHOVA (Pomatomus saltator)
Descrição: Atinge 1,5 metro e 20kg, e é encontrada em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas de ação média ou pesada, linhas de 10 a 20Ib, iscas artificiais (plugs de meio água, colheres, jigs e lambretas).
Tamanho mínimo para captura: 40cm

ATUM (Tunnus spp)
Descrição: Atinge 200kg e é encontrado em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas de ação pesada, linhas de 12 a 30 Ib, anzóis variam de 3/0 a 8/0, iscas naturais (lulas e pequenos peixes), iscas artificiais (plugs de meia água, lulas e colheres).

BADEJO (Mycteroperca spp)
Descrição: Atinge 1 metro de comprimento e 90kg, e é encontrado em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas de ação média ou pesada, linhas de 17 a 50 Ib, Iíder com linha mais grossa, anzóis de 5/0 a 10/0, iscas naturais (peixes inteiros ou em pedaços), iscas artificiais (jigs, plugs de meia água, shads, grubs e camarões).
Tamanho mínimo para captura: 30cm

BAGRE, CAT-FISH (Bagre spp)
Descrição: Atingem 1 metro de comprimento e 15kg, e é encontrado em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas de ação média ou pesada, linhas de 8 a 25Ib, anzóis de 1/0 a 6/0, iscas naturais (sardinha, camarões, lulas e moréias).
Tamanho mínimo para captura: 25cm

BETARA (Menticirrhus americanus)
Descrição: Atingem 60cm de comprimento e 1,5kg, e é encontrada em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas de ação leve, linhas de 6 a 10 Ib, anzóis de 12/0 a 16/0, iscas naturais (camarão, minhoca e moluscos).

CAÇÃO (Carcharrhinus spp, Sphyrna spp)
Descrição: Atinge 1,5 metro de comprimento e 40kg, e é encontrado em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas de ação média ou pesada, anzóis de 3/0 a 8/0, encastoador, linhas de 10 a 25 Ib, iscas naturais (sardinhas, betaras, bonito e atum).

CARANHA (Lutjanus griseus)
Descrição: Atinge1 metro de comprimento e 60kg, e é encontrada em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Tralha: Varas de ação média ou pesada, linhas de 17 a 50 Ib, anzóis de 2/0 a 10/0, iscas naturais (peixes da região), iscas artificiais (plugs de meia água e jigs).

CAVALA (Scomberomorus cavala)
Descrição: Atinge 1,5 metro de comprimento e 30kg, e é encontrada em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Tralha: Varas de ação média ou pesada, linhas de 10 a 25 Ib, anzóis de 2/0 a 6/0, iscas naturais (peixes e lulas), iscas artificiais (plugs de meia água, jigs e lambretas).

CORVINA (Micropogonias furnieri)
Descrição: Atingem 80 centímetros de comprimento e 6kg, e é encontrada em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas de ação leve e média, linhas de 8 a 14lb, anzóis de 1/0 a 4/0, iscas naturais (camarão).
Tamanho mínimo para captura: 25cm

DOURADO (Coryphaena hippurus)
Dercrição: Atinge 2 metros de comprimento e 25kg, e é encontrado em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina.
Tralha: Varas de ação média ou pesada, linhas de 12 a 25 Ib, anzóis de 2/0 a 6/0, iscas artificiais (plugs de meia água, poppers, lulas e colheres), iscas naturais (sardinhas e lulas).
Tamanho mínimo para captura: 50cm

GAROUPA (Epinephelus guaza)
Descrição: Atinge 1 metro de comprimento e 60kg, e é encontrada em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas de ação média ou pesada, linhas de 20 a 70 Ib, anzóis de 6/0 a 12/0, iscas artificiais (plug de barbela longa [crankbaits] e jigs), iscas naturais (sardinhas, bonito e atuns).
Tamanho mínimo para captura: 40cm

MARLIN AZUL (Makaira nigricans)
Descrição: Atinge 4,5 metros de comprimento e 900kg (recorde mundial: 636kg, do brasileiro Paulo Amorim), e é encontrado em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas de pesca oceânica, linhas, no mínimo, de 500 metros, iscas artificiais (grandes lulas e plugs de meia água), iscas naturais (atuns, bonitos, dourados, lulas e sépias
).

MARLIN BRANCO (Tetrapurus aIbidus)
Descrição: 3 metros de comprimento e 80kg, e é encontrado em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas de pesca oceânica, linhas, no mínimo, de 500 metros, iscas artificiais (grandes lulas e plugs de meia água), iscas naturais (dourados, cavalas, farnangaios, atum e lulas).

MERO (Epinephelus itajara)
Descrição: Atinge 4 metros de comprimento e 350kg, e é encontrado em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Tralha: Equipamentos de pesca oceânica ou pesados, linhas acima de 50lb, anzóis acima de 8/0, iscas naturais (peixes inteiros da região).

OLHO-DE-BOI (Seriola dumerili)
Descrição: Atinge 1,7 metro de comprimento e 80kg, e é encontrado em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Tralha: Varas de ação média/pesadas ou pesadas, linhas de 20 a 50lb, anzóis de 5/0 a 10/0, iscas naturais (peixes em pedaços), iscas artificiais (plugs de meia água e superfície, colheres e ziguezagues).

PAMPO (Trachinotus spp)
Descrição: Atinge 1,2 metro e 40kg, e é encontrado em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Para a pesca de praia, varas com o dobro da altura do pescador, linhas de 10 a 12 Ib, chicote comprido, anzóis de haste curta e o colo maior, iscas naturais (pequenos peixes da região, camarão, corrupto, mexiIhões sem casca, cernambi e tatuíra).

PESCADA (Cynoscion spp)
Descrição: Há mais de trinta espécies no Brasil. Atinge 1,2 metro de comprimento e 5kg, e é encontrada em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas de ação média/pesada, linhas de 14 a 25Ib, empate, iscas naturais (camarão vivo, maniubas e moréias).
Tamanho mínimo para captura: Pescada branca - 25cm; Pescada Calafate - 30cm; Pescada Terezinha - 15cm; Pescada-do-Piauí - 25cm

PREJEREBA (Lobotes surinamensis)
Descrição: Atingem 0,8 metro de comprimento e 15kg, e é encontrada em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas de ação média/pesada, podendo der utilizado material de fly (número 7 ao 10), linhas de 10 a 25Ib, anzóis de 1/0 a 6/0, iscas artificiais (streamers , plugs de superfície, meia água e jigs), iscas naturais (peixes da região).

ROBALO (Centropomus undecimalis e Centropomus paralellus)
Descrição: Atingem 50cm e 15kg, e é encontrado em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas de ação média/pesada, linhas de 14 a 25Ib, líder (2m), iscas naturais (camaráo e peixes), iscas artificiais (plugs, de superfície e meia água, jigs e shads).
Tamanho mínimo para captura: 45cm (Flecha) e 30cm (Peba).

TAINHA, PARATI (Mugil cephalus)
Descrição: Atingem 1,0 metro de comprimento e 8kg, e é encontrada em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Tralha: Varas de ação leve, anzóis de 14 a 20, linhas de 8 a 14Ib, bóia especial para tainha, iscas naturais (miolo de pão e algos verdes).

TARPÃO (Tarpon atlanticus)
Descrição: Atinge 1,8 metro de comprimento e 100kg, e é encontrada em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas da ação média/pesada, podendo ser utilizado equipamento de fly (número 7 a 10), linhas de 14 a 30 Ib, anzóis de 4/0 a 8/0, iscas artificiais (streamers, plugs de meia água, jigs, shads e colheres), iscas naturais (peixes e crustáceos).

XARÉU (Caranx hippos)
Descrição: Atingem 1,2 metro de comprimento e 40kg, e é encontrado em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas de ação média ou média/pesada, podendo ser utilizado equipamento de fly (número 5 a 10), linhas de 10 a 25Ib, anzóis de 1/0 ao 6/0, iscas artificiais (jigs e plugs de meia água ou superfície, streamers e poppers no fly), iscas naturais (sardinhas, paratis e tainha).

WAHOO, CAVALA-AIPIM (Acanthocybium solanderi)
Descrição: Atingem 2,0 metros de comprimento e 80kg, e é encontrado em toda a região nordeste e nos estados do Amapá, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tralha: Varas de ação média/pesada ou pesado, linhas de 20 a 30Ib, iscas artificiais (plugs de meia água e lulas), iscas artificiais (lulas e sardinhas).


Agradecimento Especial: Brasil Fishing : http://www.brasilfishing.com.br/

Ilustrações pertencentes ao livro:
"Peixes Marinhos do Brasil - Guia prático de identificação" do diretor do Instituto Ecológico Aqualung Marcelo Szpilman
Copyright © 2000 by Marcelo Szpilman
acesse o site http://www.institutoaqualung.com.br, conheça o instituto e compre já o seu exemplar.
e-mail: instaqua@uol.com.br

        

se gostou desta pagina, mande-nos um e-mail-Click aqui

Página Principal

Clube de Pesca Cananéia
R. João Maciel - Porto Cubatão - Cananéia - SP - CEP 11990-000
Telefones: (0**13)3851-6117 / 3851-6118 / 3851-6143